sexta, 25 de julho de 2014
Serviços | Distribuição
Principal Notícias O Jornal Publicidade Atendimento
O Pêndulo

Primeira edição foi publicada em 01 de maio de 1993O jornal O Pêndulo circulou pela primeira vez no dia 1º de maio de 1993. Não foi um ano de eleição e sim o ano em que as administrações eleitas em 1992, iniciaram seus mandatos. Como estavam acostumados a governar usando só os jornais eleitoreiros, nenhuma administração da região contratou os serviços do novo jornal e, graças a isso, ele nasceu e cresceu, fruto do trabalho e do esforço pessoal do casal proprietário, Nilceu e Maria Helena Garbim, que dividiram o trabalho. Ela cuidava da parte comercial e ele da parte de redação. Somente no último semestre de 1995 foi feito um pequeno contrato com a prefeitura da cidade.

Durante quase três anos ele se sustentou exclusivamente com o que era arrecadado através da venda de anúncios aos comerciantes, o que é, até hoje, a sua principal fonte de renda. Seu primeiro computador foi comprado em 1996. Antes, as noticias eram preparadas na máquina de escrever e depois, na redação de terceiros, acontecia os preparativos finais para a montagem do jornal.

20a. edição publicada em 06 de fevereiro de 1994O primeiro exemplar foi um tablóide preto e branco com apenas oito páginas e tinha circulação quinzenal. Devido aos inúmeros jornais que já tinham tentado prosperar em Campo Limpo Paulista e acabaram fechando as portas, grande parte da população aconselhava os fundadores a mudar o quanto antes o tipo de negócio que estavam se propondo a levar adiante.

Apesar de toda dificuldade ele conseguiu uma boa aceitação por parte da população, ganhando muita credibilidade devido a maneira séria de noticiar os fatos e por isolar as várias tendências políticas que não estavam nenhum pouco interessadas no progresso da cidade e queriam usa-lo apenas para fazer suas campanhas pessoais. Apesar das reclamações dos políticos, o jornal sempre procurou trabalhar mostrando a realidade para a população e teve a oportunidade de ver a cidade progredir, crescer e melhorar as condições de vida de seus moradores.

Desde o primeiro exemplar ele foi distribuído gratuitamente divulgando as notícias da cidade e região a todos os moradores. O objetivo era fazer com que as famílias mais pobres também participassem do que acontecia no seu município, sem precisar desembolsar nada para isso.

Por volta de 2002, atendendo a uma solicitação dos leitores, foi lançada a campanha de assinatura, muito bem aceita pela população, mas que acabou gerando uma série de problemas e riscos na entrega no domicilio do assinante. Por ser uma entrega feita apenas uma vez por semana, não foi possível contratar uma firma especializada ou pessoas que cuidassem apenas desta parte. Todos os motoqueiros que se propunham a fazer a entrega, trabalhavam só até arrumar um serviço que os ocupasse todos os dias da semana e não apenas na sexta-feira. A Diretoria resolveu cortar as assinaturas e entregar apenas até o final dos respectivos contratos, não renovando a assinatura. O Pendulo voltou a ser gratuito.

Apesar dos vários jornais que apareceram neste período (1993 a 2007), o jornal O Pêndulo, segundo as pesquisas que são feitas anualmente por institutos especializados, sempre foi o mais lido nas cidades de Campo Limpo Paulista e Jarinu.
 

Última Edição
Edições Anteriores
957956955954