Fãs e artistas lamentaram nesta segunda-feira (12) a morte de Stan Lee, roterista de quadrinhos e editor da Marvel Comics.
Ele passou mal em sua casa em Hollwood, nos Estados Unidos, e foi levado ao hospital, onde morreu. O artista sofria de pneumonia e de problemas nos olhos.
Stanley Martin Lieber era o criador de alguns dos mais importantes personagens da Marvel. O quadrinista participou da criação de super-heróis icônicos, como Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra e Demolidor.
“Obrigado por tudo”, escreveu o ator Ryan Reynolds, intérprete do personagem Deadpool, também da Marvel.
O perfil da editora DC Comics, principal concorrente da Marvel no mundo das HQs, também homenageou Stan Lee. “Seu entusiamo contagiante nos lembrava, em primeiro lugar, por que todos nós nos apaixonamos por essas histórias. Exclensior, Stan.”
O termo “Excelsior!” virou marca registrada de Stan Lee depois que ele passou a usá-lo no final de todos os textos publicadas em uma coluna mensal assinada por ele ainda na década de 1960.
Lee foi editor-chefe da empresa e constantemente fazia aparições nos filmes do estúdio. Ele foi um dos responsáveis pela começo da popularidade da Marvel, em 1961, a partir do lançamento da revista “Quarteto Fantástico”.