Neste domingo (2) a Via Anchieta recebeu o Pedal Anchieta 2018 o maior passeio de bike de sua história, com autorização do Governador do Estado SP Marcio França, com esquema especial para os 40 mil ciclistas pudessem percorrer da capital e transpor a Serra do Mar e finalmente chegar a Santos, o percurso de 55 quilômetros recebeu apoio de diversas instituições como: Ecovias, Policia Militar, Samu, Sabesp e diversos voluntários para organizar o maior passeio da história.
O passeio de ontem saiu do km 12,6, no Sacomã, na capital, com largadas entre 6h e 8h30. Foram registradas filas de cerca de 20 quilômetros de ciclistas nos trechos iniciais, comentam os organizadores.
“O evento nasceu há 10 anos como um protesto em defesa do ciclista e da segurança nas vias. Nosso entendimento era de que, se o Código Brasileiro de Trânsito prevê as bikes, por que não poderíamos usar a rodovia? Agora estamos lutando para consolidar a rota para o litoral, que é o sonho de muitos ciclistas, e manter o passeio todo primeiro domingo de dezembro”, comenta uns do organizadores do evento.
Doze pessoas tiveram ferimentos durante o evento, uma delas com fratura na perna devido a queda e a outra com ferimentos na cabeça, continua na UTI no hospital de Cubatão, de acordo com Polícia Rodoviária. “Tivemos outros acidentes sem gravidade, a operação de resgates obteve sucesso e rapidez no atendimento das vítimas” para o próximo pedal iremos trabalhar mais a conscientização para que o ciclistas tomem mais cuidado e utilizem os equipamentos de segurança, mas pelo grande número de pessoas, tudo acabou bem” disse o organizador.
Os participantes começaram a chegar em Santos por volta das 11 horas, onde foram recebidos no centro histórico de Santos, onde as autoridades estavam presentes para acompanhar a chegada dos ciclistas.
Nossa região foi representada no Pedal Anchieta 2018 a equipe Enferrujados de Jundiaí -SP estevem com seus 80 ciclistas no evento dentre eles 20 ciclistas de Campo Limpo Paulista.